Esses 5 Softwares Mudam a Maneira de se Fazer as Coisas


Softwares Mudam a Maneira

Softwares Mudam a Maneira de se Fazer as Coisa

 Quantas foram as vezes que uma novidade tecnológica fez você mudar o jeito normal de fazer as coisas?

Seja você uma pessoa avessa às mudanças ou uma adepta da transformação, inevitavelmente você mudou alguns comportamentos por conta deles. Esses softwares mudam a maneira como fazemos as coisas, e vamos apresentar-los aqui.

Os exemplos consagrados, e até bem recentes, já são vários: Uber, Airbnb, Internet Banking, Youtube e vários outros que já fazem parte de nossas vidas simplesmente vieram para chacoalhar o mercado. Já há quem diga que a geração youtube não assistirá mais a televisão convencional. Talvez apenas as telas continuem a ser usadas, mas os canais….o que eles tem de melhor em relação aos canais do youtube?

Uber e Airbnb também mudaram a forma com que nos locomovemos e nos hospedamos. Serviços que antes eram de nicho, fechados e engessados, agora são flexíveis e estão a apenas alguns cliques de distância.

O Internet Banking então nem se fala. No Brasil existe aquele ditado, de que dia bom para “fazer banco” são os dias mais quentes, por causa do ar condicionado. Mas hoje em dia já não há mais a necessidade de enfrentar fila e se locomover até uma agência para fazer coisas triviais (e coisas sofisticadas também).

Mas esses são só algumas aplicações de softwares que mudaram o jeito convencional de fazer as coisas que já estão consolidadas em nossas vidas e no mercado. Aqui você vai conhecer outras 5 novidades que também estão/vão mudar algumas tarefas nossas de cada dia. Ao final, você irá concordar que softwares mudam a maneira de fazer as coisas. Quer conhecê-los?

 

Softwares Mudam a Maneira

Square Cash e Apple Pay

Cheques, dinheiro vivo, cartão de crédito e débito, muitas são as maneiras para efetuar um pagamento, seja numa loja física ou online.

Mas alguns novos aplicativos para pagamentos têm surgido e começam a tornar o uso dessas antigas soluções cada vez mais raro. O Square Cash é um desses aplicativos. Ele permite que você faça pagamentos para qualquer pessoa via e-mail. Consta que até moradores de rua em São Francisco foram vistos utilizando o aplicativo para receber doações.

Na mesma linha, a gigante Apple lançou o Apple Pay. Utilizando dos novos sensores de impressões digitais, a funcionalidade de pagamentos de produtos e serviços da Apple é segura e dispensa a utilização de dinheiro ou qualquer outra forma física de valor monetário. Todas essas plataformas tendem a tornar cartões e papel moeda cada vez mais raro, migrando o ambiente monetário cada vez mais para o mundo virtual.

 

Softwares Mudam a Maneira

Lyrebird o Photoshop de audio

A Lyrebird é uma startup canadense que criou um software para sintetizar vozes humanas, emulando até mesmo tipos específicos de entonação e timbre. Na mesma linha, a gigante Adobe está desenvolvendo o chamado “Photoshop para áudio”. Todas essas tecnologias se nutrem da inteligência artificial e estão permitindo a criação de conteúdos de áudio e vídeo que simulem o mundo real.

A grande mudança na sociedade será nas relações jurídicas e na perícia de evidências físicas e provas. Hoje, áudios, vídeos e e-mails são provas e evidências importantes nas investigações policiais. Com a possibilidade de sintetizar a voz de outra pessoa, ou de criar um vídeo simulando com perfeição as ações de outra pessoa, essas evidências serão consideradas a partir de uma nova perspectiva.

Veja nesse exemplo como uma gravação de vídeo tradicional pode ser alterada. Veja nesse banco de voz da Lyrebird como a voz de uma pessoa (do ex-presidente Obama, no caso) pode ser simplesmente mimetizada computacionalmente. As perícias terão muito trabalho no futuro. Para provar alguma coisa usando áudios e vídeos, será preciso muito mais do que simplesmente possuir esses conteúdos.

MOOVIT

Nós falamos de mobilidade na introdução do texto, ao citar o Uber, o Moovit é o nosso exemplo nessa área. 

O aplicativo é voltado para o transporte público (ônibus, metrôs, trens) e tal como o waze e google maps calculam a melhor rota de carro para seu trajeto. Esse aplicativo calcula o melhor trajeto a ser usado com transporte público, mostrando os horários de ônibus e metrôs. Ele também dá dicas de embarque e, inclusive, permitindo a visualização em tempo real da localização dos ônibus. O aplicativo pode ser usado em várias cidades do Brasil. Consulte aqui para saber se sua cidade faz parte da lista ou não.

 

Softwares Mudam a Maneira

The Memory Dropper

O nome desse aplicativo é bem sugestivo. Uma boa tradução seria “O plantador de memórias”.

Esse aplicativo muda a forma como vemos o ambiente em que vivemos, tendo um grande impacto na percepção coletiva das cidades, principalmente.

É baseado no popular jogo Pokemon Go. Ao ligar o aplicativo, você pode fazer duas coisas, “deixar” uma memória sua sobre o lugar em que você está, ou ver as memórias deixadas por outras pessoas naquele lugar.

Ao chegar numa estação de metrô por exemplo, o app te mostra o que outras pessoas pensaram ao passar por aquele lugar. Interessante, não? É um software dentro da abordagem de realidade mista, ou seja, que mistura elementos virtuais e reais.

Além do ambiente real que você tem na sua frente, você terá também uma série memórias que outras pessoas deixaram ali. Podendo consultá-las para saber os mais diversos assuntos, desde alertas como “Fui assaltado na próxima esquina” até recomendações do tipo “Essa lanchonete simpática tem o melhor brigadeira da cidade”.

 

Softwares Mudam a Maneira

Photomath

E para fechar a lista, o Photomath. A “foto matemática”, um aplicativo que muda a forma com que você resolve problemas matemáticos e equações. Basicamente, ao invés de abrir a calculadora no seu smartphone, você pode simplesmente abrir o Photomath e apontar a câmera do celular para a conta ou equação que você quer resolver. Por meio do reconhecimento de imagem, o app identifica os símbolos e dá o resultado na tela.

Professores de matemática e educadores podem ficar com uma pulga atrás da orelha, mas o app já está disponível. A tendência clara, é que menos pessoas fiquem quebrando a cabeça ou digitando números na calculadora. Não deixa de ser uma facilidade a mais não é?

 

Conclusão

Softwares mudam a maneira com que você faz as coisas. Seja na hora de pegar um ônibus, na hora de pagar uma transação, nas investigações policiais. Tudo está mudando!

Você sabia que era possível mimetizar a voz de outras pessoas e criar áudios específicos, do jeito que você quiser? Pois é, a tecnologia está aí trazendo novidades todos os dias. O que achou de conhecer esses softwares? Deixe um comentário aqui no blog!

Veja mais aqui:

27 Aplicativos e Softwares Mudam a Maneira de Viver

Summary
Esses 5 Softwares Mudam a Maneira de se Fazer as Coisas
Article Name
Esses 5 Softwares Mudam a Maneira de se Fazer as Coisas
Description
Quantas foram as vezes que uma novidade tecnológica fez você mudar o jeito normal de fazer as coisas? Seja você uma pessoa avessa às mudanças ou uma adepta da transformação, inevitavelmente você mudou alguns comportamentos por conta deles. Esses softwares mudam a maneira como fazemos as coisas, e vamos apresentar-los aqui.
Author
Publisher Name
Tek Ideia
Publisher Logo

Entre Para Nossa Lista e Ganhe Esse Lindo Infográfico Sobre Redes Sociais

Oswaldo Bayard

Oswaldo Bayard

Engineer, with many years of road. Married to Val Cristina, Adriane, Bruno and little Christian's father, all Bayard. Passionate about new technologies, and their practical applications. Fluminense (brazilian soccer team) and Houston Texans fan. Life lover...

Website: https://www.tekideia.com/en

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.