Conheça Os Perigos E Riscos Dos Drones!


riscos dos drones

Quais são os reais perigos e riscos dos Drones!

Apesar de todo o sucesso que fazem, é preciso cuidado e atenção na utilização de Drones. Por isso, saiba mais aqui sobre os perigos e riscos dos Drones, e fique atento! Apesar de serem equipamentos muito divertidos e possuírem tantas utilidades, tome cuidado com eles! Por serem equipamentos que voam em elevadas alturas e em grande velocidade, é preciso saber muito bem o que está fazendo, ao controlar um.

 

Para que servem os Drones, afinal?

Os Drones são equipamentos voadores, que podem ser considerados verdadeiros robôs. É possível controlá-los através de um controle remoto via rádio, e inclusive, fazer com que alcancem alturas elevadas. Isso possibilita que eles sejam equipamentos utilizados para trabalhos de foto e vídeo em eventos diversos, e até mesmo reportagens.

riscos dos drones

Além disso, podem ser utilizados para trabalhos de resgate, devido possibilitar a vista de locais de difícil acesso. Devido a todas essas facilidades que oferecem, os Drones têm sido utilizados para muitas finalidades. Até mesmo para a entrega de pizzas.

No entanto, o destaque da utilização desses equipamentos, fica por conta do entretenimento. Cada dia chegam ao mercado novos modelos de Drones cada vez mais rápidos, robustos e resistentes. Inclusive, já existe até mesmo campeonato de Drones, sendo eventos nacionais e internacionais também.

A febre dos Drones

Apesar de haver exigências para uso dos Drones, não há para a aquisição dos mesmos, por isso, qualquer pessoa pode comprar um. A regulamentação dos Drones exige habilitação para controlá-lo, por exemplo, mas não é necessário nenhuma comprovação para adquirir um. É possível até mesmo comprar, sem saber controlá-lo. Além disso, a facilidade em adquirir um Drone também está na disponibilidade e variedade desses equipamentos no mercado.

riscos dos drones

 

Você os encontra nas mais variadas lojas e sites, podendo até, importar da China, através de sites internacionais. Devido a toda essa facilidade (e também devido a versatilidade e divertimento que o equipamento proporciona… não dá para negar!) há cada vez mais Drones voando por aí. Infelizmente, sem sempre são seguidas as exigências para operá-los.

riscos dos drones

Diante dessa situação, foi necessário proibir o uso de Drones em locais de movimentação de pessoas. E também mesmo próximo a pontos turísticos. Isso demonstra o quanto a prática tem se tornado perigosa. O quanto a utilização desses equipamentos tem aumentado consideravelmente, também.

 

 Saiba quais são os riscos dos Drones

Por serem equipamentos que voam, é preciso ter habilidade para guiá-lo com segurança. Eles podem sobrevoar grandes alturas, atingindo janelas, colidindo com antenas e pássaros. E até mesmo, ficar danificados e cair em locais onde há pessoas ou veículos transitando.

riscos dos drones

Ou há ainda outra faceta do lado ruim de utilização desses equipamentos. Eles podem ser utilizados para finalidades que vão contra as leis e segurança pública.

 

 

 

 Acidentes causados pela imprudência com os Drones

É devido à imprudência na utilização dos Drones para entretenimento, que às vezes, surgem notícias de acidentes causados por Drones. Apesar de haver uma regulamentação dos Drones que restringe o voo há alguns locais específicos, não há fiscalização adequada. Por isso, as pessoas acabam não respeitando tanto as regras.

Um exemplo trágico de acidentes causados por Drones é o de um bebê que foi ferido gravemente por um Drone na Inglaterra. Um rapaz operava descontroladamente o seu Drone, quando atingiu a cabeça do bebê em um parque. Outro exemplo é o de uma mulher que ficou inconsciente durante um evento, após ser atingida por um Drone na cabeça.

Mas há um risco ainda maior e que tem preocupado muito as autoridades e a população, diante do potência trágico que oferecem: os riscos dos Drones estão chegando até mesmo aos aeroportos e rotas de aviões. Recentemente houve uma notícia de que voos atrasaram e tiveram que ser cancelados em São Paulo. Isso porque um Drone que estava sobrevoando o aeroporto, e oferecendo riscos aos pousos e descolagens.

Já ocorreram diversas situações em que, por pouco, não houveram acidentes terríveis na avião. Um exemplo é o de um Drone que passou voando muito próximo a um avião comercial na Inglaterra.

 

A utilização dos Drones pelos criminosos

Outro ponto que tem causado polêmica em relação à facilidade para comprar um Drone, é o fato de que esses equipamentos têm sido utilizados por bandidos. Um exemplo, é que eles utilizam para que possam vigiar a chegada da polícia à locais estratégicos, e assim, evacuar o local.

Além disso, há relatos de que Drones têm sido utilizados para levar encomendas dentro das cadeias. Surreal, não é mesmo? Portanto, a regulamentação dos Drones deveria ser mais exigente. Considerando que se trata de um equipamento que oferece tantas possibilidades, e que pode ser utilizados nas mais diversas situações dando visão amplas de locais e transportando objetos, não fica difícil perceber o potencial da utilização do mesmo.

Por isso, a utilização como entretenimento talvez seja mais restrita, devido o aumento de situações que demonstram os riscos dos Drones.

Saiba mais sobre os riscos dos Drones

Estudos apontam que a maioria dos acidentes causados por Drones ocorram devido a falhas técnicas. Talvez, essa seja ainda mais uma razão para reforçar a necessidade de que tanto a venda quanto a utilização desses equipamentos necessite de um maior controle. Se há tanta facilidade em fabricar esses produtos, visto que há tantos modelos e marcas disponíveis no mercado, pode ser que não há um controle de qualidade rígido, e por isso, eles acabam indo para as lojas com diversas falhas de funcionamento.

riscos dos drones

Diante de todos esses exemplos de perigos que os Drones podem oferecer, fica evidente a necessidade de um maior controle desses equipamentos, e também, a necessidade de tomar muito cuidados tanto ao adquirir um, quanto ao operá-lo. Todo entretenimento precisa ser responsável, afinal!

 

E você, o que pensa sobre isso? Você já controlou um Drone? Você é a favor da utilização desses equipamentos como entretenimento? Deixe aqui suas opiniões e comentários! Conte-nos suas experiências com os Drones e se você concorda com os riscos que eles podem oferecer, e se é preciso um maior controle na venda e utilização desses equipamentos.

 

Para saber mais informações sobre o tema, acesse:

Recreational Drone Risk and Homeowners Insurance

Anac enfim decide as regras para uso de drones no Brasil

“Drones” estão a tornar-se em ameaça “real” para a aviação comercial

 

Summary
Conheça Os Perigos E Riscos Dos Drones!
Article Name
Conheça Os Perigos E Riscos Dos Drones!
Description
Um Exemplo Trágico De Acidentes Causados Por Drones É o De Um Bebê Que Foi Ferido Gravemente Por um Drone na Inglaterra. Um Rapaz Operava Descontroladamente o Seu Drone, Quando Atingiu a Cabeça do Bebê Em Um Parque. Os Riscos dos Drones São Uma Realidade Que Não Podemos Esquecer.
Author
Publisher Name
Tek Ideia
Publisher Logo

Entre Para Nossa Lista e Ganhe Esse Lindo Infográfico Sobre Redes Sociais

Cris Schuelter

Website:

4 Comentários

  1. Claudio Berbert Louzada

    Acredito ser necessário uma “comissão legislativa” que participe na liberação de lançamentos de novos equipamentos no mercado.
    Poderiam criar as regulamentações adequadas antes que nós pudéssemos adquirir o produto.

    • Caro Berbert, concordo com algum tipo de regulamentação, dependendo de autonomia, velocidade e alcance de voo. Apenas fico com os pelinhos arrepiados, com a expressão “comissão legislativa”, ai o “bicho pode pegar”. De qualquer forma, parabéns por sua participação no debate…

  2. Ricardo Castaneda

    As new technologies merge, regulations and laws need to be adapted, unfortunately the process starts after an incident

    • Dear Rick, nice to see you here. It’s true, sometimes appears to be like the old history of the egg and the chicken. Nice news for you, in more a couple of weeks, we will have Tekideia in English, tailored for you…

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.