Já pensou em extrair água potável do ar? Veja aqui como


 

água potável do ar

A importância de extrair água potável do ar

Em uma situação hipotética de que você precisará ficar sem água ou sem comida, opte por ficar sem comida. Isso porque cerca de mais de 70% do corpo humano é formado por água, ou seja, a água não é apenas essencial, mas primordial para a existência humana. Por isso, extrair água potável do ar, pode ser considerada uma das invenções mais extraordinárias da história.

Pensando superficialmente nessa possibilidade, parece algo lúdico. Mas não é. Se pararmos para pensar que em praticamente tudo existe água, então com o ar não seria diferente. Sem contar, que vira e mexe se ouve falar em umidade relativa do ar, então, se ele é úmido é porque tem água!

Como é possível extrair água potável do ar?

O ar é composto por gases (oxigênio, nitrogênio e argônio) e por água. E, embora invisível, ele pode carregar uma grande quantidade de água, que podemos sentir quando a temperatura está um pouco mais fria, ou quando perto de lugares mais arborizados, sentimos o famoso cheiro de terra molhada, mesmo sem chover.

água potável do ar

Ou seja, a umidade do ar também é um elemento atmosférico, que exerce influência sobre a temperatura, sobre as chuvas e sobre a sensação térmica, impactando também diretamente na nossa saúde.

A água existente no ar está na fase vapor, e esse vapor pode ser liquefeito a partir de algumas técnicas que condensam a umidade do ar. Alguns brasileiros criaram uma máquina, que possui algumas turbinas que aspiram o ar para dentro dela, onde as moléculas de água são condensadas. Depois, filtros e mecanismos que geram raios ultravioleta purificam essa água, que também recebe sais minerais por meio de outro equipamento. Por fim, a água, que já está potável, é armazenada em um reservatório.

No entanto, a maioria das invenções, inclusive essa citada, necessitam de energia elétrica para que a extração da água ocorra. Porém, se tratando de uma idéia sustentável, o interessante seria que não consumisse nenhum recurso natural, por isso, as soluções têm evoluído, e hoje já existe o mesmo método de extração de água potável do ar, utilizando energia solar

Qual a importância dessa inovação

Estudos comprovam que os seres humanos podem sobreviver por até 60 dias sem comida, mas, no máximo 5 dias sem água. Isso porque nosso organismo é formado basicamente por água, e a desidratação tende a destruir rapidamente as células do nosso corpo.

Infelizmente a degradação ambiental é uma dura realidade, e, portanto, é mais do que certeiro apostar em meios que buscam garantir a sobrevivência da humanidade. Em 2014 o estado de São Paulo passou pela pior crise hídrica da história, o que deixou a maioria da população apreensiva e até mais consciente em relação a utilização da água.

Isso mostra, que novas idéias que possibilitem soluções sustentáveis para garantir o bem-estar da sociedade, tem recebido grande destaque. Seja porque o momento que o mundo vive tem exigido mais atenção para o risco de um colapso ambiental global, ou seja para incentivar desde já, a consciência em uma geração futura.

E com isso, as empresas e indústrias têm entrado nesse novo braço do mercado, que é o de pensar e investir em soluções sustentáveis, para alcançar maior competitividade e reconhecimento como uma instituição que se preocupa com o meio ambiente.

Portanto, as possibilidades de extração e captação de água potável do ar, além de excelentes soluções para garantia do bem-estar e saúde da humanidade, tem sido oportunidades favoráveis para melhorar os lucros e oportunidades das mesmas.

Então, buscar soluções que ajudem a tentar reverter rapidamente esses quadros, têm se tornado não apenas oportunidades, mas necessidades extremas, para todos os seres humanos.

Soluções existentes

Algumas soluções já criadas, inclusive no Brasil, mostram que se observarmos atentamente o funcionamento natural das coisas, podemos tirar proveito das facilidades que a tecnologia oferece. E lançar mãos de soluções antes impensáveis, de obter os recursos naturais, se passarmos a utilizar meios que podem ajudar a equilibrar o planeta.

Às vezes, é preciso que a necessidade realmente bata à porta para que as pessoas saiam de suas zonas de conforto e busquem novas soluções. É o caso de alguns chilenos, que durante uma das piores estiagens em um lugar específico do Chile, criaram uma máquina que extrai água do ar.

água potável do ar

Outra solução existente muito interessante e verdadeiramente sustentável, pois, não utiliza energia elétrica, é a de um arquiteto suíço que buscou uma alternativa para a falta de água na Etiópia, e criou uma estrutura de bambu de 9 metros de altura e revestida com uma rede de nylon, que capta água através da condensação, podendo coletar até 100 litros de água por dia.

Há também o case de sucesso de um holandês, que a partir de uma turbina eólica, consegue produzir água potável do ar. Sem contar, que além de produzir água, essa solução ainda gera energia, ou seja, trata-se de uma idéia duplamente sustentável.

Conclusão

Se você se interessou pela idéia de extrair água potável do ar, saiba mais nos links abaixo:

Invenção tira água do ar e transforma em potável

 

É muito importante que todos tenham pelo menos um pouco dessa consciência com o meio ambiente. Pois, somente com atitudes como essas, será possível encontrar soluções que garantam maiores e melhores expectativas para a humanidade, e, também, gerará muitas oportunidades para as empresas.

Compartilhe aqui, alguma experiência sua com atitudes sustentáveis, deixando o seu comentário!

 

Summary
Já pensou em extrair água potável do ar?
Article Name
Já pensou em extrair água potável do ar?
Description
Em uma situação hipotética de que você precisará ficar sem água ou sem comida, opte por ficar sem comida. Isso porque cerca de mais de 70% do corpo humano é formado por água, ou seja, a água não é apenas essencial, mas primordial para a existência humana. Por isso, extrair água potável do ar, pode ser considerada uma das invenções mais extraordinárias da história.
Author
Publisher Name
Tek Ideia
Publisher Logo

Entre Para Nossa Lista e Ganhe Esse Lindo Infográfico Sobre Redes Sociais

Oswaldo Bayard

Oswaldo Bayard

Engineer, with many years of road. Married to Val Cristina, Adriane, Bruno and little Christian's father, all Bayard. Passionate about new technologies, and their practical applications. Fluminense (brazilian soccer team) and Houston Texans fan. Life lover...

Website: https://www.tekideia.com/en

2 Comentários

  1. Manuel

    Muito bom… só tem uma exigência… a de não utilizar o ar das cidades … porque junto com a água condensariam também o ácido sulfúrico…..e outros ácidos.
    Entretanto a ideia é Fantástica!

    • Prezado Manuel, é claro que quanto mais puro o ar (matéria prima) usado, melhor o produto final (água). Entretanto, caso seja primordial usar o ar com algum tipo de impureza, outros métodos de purificação da água poderiam ser usados, para garantir a qualidade final mínima exigida.

      Att,

      Oswaldo Bayard

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.