Entenda O Que É Blockchain E Os Detalhes Dessa Tecnologia


o que é blockchain

Entrando no detalhe sobre o que é blockchain

 

Fica mais fácil entender o que é blockchain se você já ouviu falar sobre criptografia ou blocos de informação criptografada. Dessa forma, você sabe que a criptografia trata-se de um mecanismo tecnológico para proteger informações. O blockchain é uma inovação baseada em criptografia, e entender isso, já dá uma ideia do que ele é e para que serve.

Mas é claro que essa tecnologia vai muito além disso, pois, proporciona uma proteção realmente robusta na tramitação de dados digitais. Não é à toa que, apesar do blockchain ainda estar passando por uma fase considerada como testes, trata-se de um assunto que tem sido cada vez mais difundido.

Acompanhe esse artigo e entenda o porque desse sucesso em potencial, e porque os bancos e instituições financeiras têm apostado com tanto afinco nessa tecnologia. Não se esqueça de deixar os seus comentários no final do artigo!

 

o que é blockchain

Satoshi Nakamoto sabia mais da cadeia de blocos do que o Gilbert, sem dúvidas…

O que é blockchain?

Para entender o que é blockchain, é preciso entender primeiro a sua principal funcionalidade. Trata-se de uma tecnologia criada para proporcionar mais segurança aos dados digitais e, principalmente, nas transações financeiras.

Inclusive, essa tecnologia é definida também como um protocolo de segurança. Como a própria tradução sugere, trata-se de uma cadeia de dados criada para bloquear fraudes, ou seja, o blockchain é uma nova maneira antifraude.

O blockchain proporciona blocos de informação criptografada, protegendo o armazenamento de informações digitais. Mas muito além disso, ele funciona como um mecanismo que descentraliza informações. Isso proporciona maior agilidade e facilidade tanto nos trâmites de transmissão de dados, quanto no armazenamento e proteção.

Além disso, o blockchain é a tecnologia que proporcionou o nascimento da moeda digital Bitcoin. Isso porque uma movimentação monetária no âmbito digital não seria possível sem uma segurança adequada. O blockchain permite essa segurança através dos blocos de informação criptografada.

 

Impactos nos sistemas financeiros

Os bancos são os mais interessados na inovação tecnológica que o blockchain oferece para as transações financeiras. Não há dúvida de que, de todos os setores, o financeiro é o mais impactado. Entre diversas tecnologias que prometem mudar significativamente a interação entre bancos e clientes, o blockchain se destaca. Por isso, tem sido considerada a nova maneira antifraude que transformará as transações financeiras.

Afinal, quando se trata de proteção a dados, o assunto é sério. Mas quando falamos de dados financeiros, como os dados sigilosos de clientes de bancos, por exemplo, a proteção precisa ser redobrada. O Banco Central do Brasil já está aderindo à essa tecnologia, devido a comprovação da sua eficiência no apoio à proteção do Sistema Brasileiro de Pagamento em tempo real.

 

o que é blockchain

Mas como o blockchain funciona, afinal?

Hoje em dia, é comum centralizar as informações, sendo que todos os sistemas que dependem de tais informações, acessam um mesmo local para obtê-las. Após obter essas informações, é comum que cada sistema trate essas informações a seu modo. Isso fragiliza a integridade, a disponibilidade e até mesmo a confidencialidade da informação.

Além disso, toda a segurança da informação fica a cargo desse sistema que centraliza a informação. Já com o  blockchain, o sistema de interação é descentralizado, funcionando como uma rede distribuída. Dessa forma, uma transação (seja ela financeira ou não) é validada diretamente do seu ponto de entrada, até o seu ponto de conclusão.

Como por exemplo, no caso da solicitação de uma corrida pelo Uber, todos os envolvidos nessa solicitação (o smartphone do solicitante, o do motorista, o sistema do cartão de crédito, e o sistema do Uber) precisam reconhecer a transação para que ela se torne válida.

Cada usuário e cada transação possuem uma identificação própria, que são definidos em blocos. De ponta a ponta onde essa transação vai trâmitar, esses blocos são validados para garantir a integridade dos mesmos. Daí vem a garantia de maior segurança que o blockchain oferece. Hoje, com os sistemas centralizados, uma transação é validada em um local apenas, sendo que ela pode ser interceptada e fraudada com mais facilidade.

Após a criação de cada um desses blocos de informação é criptografada, contendo as transações e as validações que garantem a integridade dos dados, há ainda um encadeamento criptográfico. Esse processo garante que haja uma cadeia de blocos na rede, que é o que denomina o blockchain. A grande sacada desse encadeamento de blocos é que cada bloco precisa fazer referência ao bloco anterior, contendo informações do mesmo. Isso é o que garante, de fato, a integridade das informações.

 

o que é blockchain

Os blockchains são cadeias de bloco que estão presentes em todas as transações que o bitcoin é negociado

Quais são as vantagens do blockchain?

Agora que você já sabe o que é blockchain e como ele funciona, é quase intuitivo perceber as suas vantagens. É uma tecnologia que proporciona segurança de ponta a ponta nas transações. Isso reduz, e muito, as chances de fraude,  através da manutenção dos dados de maneira imutável.

Além disso, pode-se considerar que essa tecnologia aumenta a confiança entre as empresas que compartilham dados. Empresas que utilizam computação na nuvem, tendem a sentir ainda mais os benefícios do blockchain. Pois, elas necessitam ainda mais do controle eficiente e da segurança de suas informações.

Outro ponto, é que fornecedores e consumidores compartilham de um sistema descentralizado, assim como o caso do Uber, ou do Bitcoin. Isso garante mais agilidade nos processos, sem perder em nada, no quesito de segurança da informação. Além disso, as plataformas de agregados (as que centralizam as transações, como é hoje em dia) tendem a cobrar por seus serviços. O blockchain elimina essas cobranças.

Em resumo, o avanço da tecnologia prevê cada vez mais agilidade e segurança em todos os trâmites que realizamos pela internet. E o blockchain é uma das inovações que tem provado que isso já está prática.

 

Saiba mais sobre essa tecnologia!

O blockchain ainda está em fase de testes, para a maioria das empresas. Por conta disso, algumas delas ainda não notaram todo o potencial dessa nova maneira antifraude. Mas, o blockchain promete revolucionar a segurança da informação. Inclusive, é possível vislumbrar um futuro no qual cada um de nós poderá monetizar nossos próprios dados. Parece loucura? Mas é tecnologia!

Diga-nos então, o que você acha sobre a tecnologia blockchain? Deixe aqui os seus comentários e sugestões. Para saber mais sobre o que é blockchain e seus impactos nos trâmites financeiros, acesse:

What is Blockchain Technology? A Step-by-Step Guide For Beginners

O Blockchain, muito além dos bancos

 

Co-autora: Priscila Ferrari

Summary
Entenda O Que É Blockchain E Os Detalhes Dessa Tecnologia
Article Name
Entenda O Que É Blockchain E Os Detalhes Dessa Tecnologia
Description
Fica mais fácil entender o que é blockchain se você já ouviu falar sobre criptografia ou blocos de informação criptografada. Dessa forma, você sabe que a criptografia trata-se de um mecanismo tecnológico para proteger informações. O blockchain é uma inovação baseada em criptografia, e entender isso, já dá uma ideia do que ele é e para que serve.
Author
Publisher Name
Tek Ideia
Publisher Logo

Entre Para Nossa Lista e Ganhe Esse Lindo Infográfico Sobre Redes Sociais

Oswaldo Bayard

Oswaldo Bayard

Engineer, with many years of road. Married to Val Cristina, Adriane, Bruno and little Christian's father, all Bayard. Passionate about new technologies, and their practical applications. Fluminense (brazilian soccer team) and Houston Texans fan. Life lover...

Website: https://www.tekideia.com/en

1 Comentário

  1. Robert

    Essa tecnologia é revolucionária. Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.