Conheça e Avalie os Impactos da Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho


inteligência artificial no mercado de trabalho

Desde a revolução industrial, nunca o mercado de trabalho exigiu que sua mão de obra fosse tão multitarefa como atualmente

Os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho

 

Não é novidade para ninguém que devido ao avanço tecnológico na atualidade, a utilização da inteligência artificial no mercado de trabalho tem se tornado uma tendência. A maioria das centrais de atendimento ao cliente, já fazem os atendimentos mais simples utilizando inteligência artificial (IA). Muitas indústrias já utilizam a inteligência artificial também, e há ainda muitas outras aplicações para ela. Fica então uma pergunta: Até que ponto ela substituirá as competências humanas no mercado de trabalho? Como fica o caso das profissões que requerem a utilização da empatia?

Pesquisamos a respeito e trouxemos aqui um conteúdo muito interessante sobre essa questão. Entenda porquê a inteligência artificial é tão útil, mas apesar disso, porque ela não é capaz de substituir totalmente a interação humana.

 

Entendendo a inteligência artificial no mercado de trabalho

Assim como vemos em alguns filmes de ficção científica, as pessoas temem que o avanço da tecnologia contribua para que os robôs dominem o mundo. Isso parece um pouco exagerado, no entanto. Afinal, é o próprio homem quem cria tais tecnologias. Subentende-se então, que é pouco provável que ele opte por proclamar o seu próprio fim.

No entanto, é correto afirmar que muitas das atividades que desde a revolução industrial eram realizadas por seres humanos, estão sendo substituídas facilmente pela automação. Por isso, de certa forma, o medo das pessoas até faz algum sentido. Pois, na maioria desses casos a utilização da inteligência artificial ao invés da utilização de inteligência humana é positiva. Isso porque essa substituição acaba resultando em um trabalho mais rápido, mais eficiente, e consequentemente, mais barato.

É difícil nesse caso, não imaginar que o mercado de trabalho irá preferir cada vez mais optar por esse tipo de substituição. Hoje já contamos com diversas áreas que utilizam a IA com sucesso. Um exemplo comum são os chatbots. Esses são canais de interação onde os usuários conversam com robôs ao invés de pessoas. Esse mecanismo é muito utilizado em serviços de atendimento ao consumidor, por exemplo, e costuma fazer muito sucesso.

inteligência artificial no mercado de trabalho

Precionados para obterem novos empregos, os seres humanos cada vez mais se sentem ameaçados

Há ainda, impressoras 3D, linhas de produção que utilizam robôs, exames médicos que utilizam inteligência artificial para concluir diagnósticos, etc. Observando tudo isso, é possível notar as diversas possibilidades de aplicação da IA com sucesso.

As características que são exclusivamente humanas

A tecnologia tem se tornado essencial para muitas das atividades do nosso cotidiano. Inclusive, já não conseguimos mais nos imaginar fazendo algumas coisas sem ela. Como por exemplo, movimentar a nossa conta bancária sem as facilidades do internet banking, ou do aplicativo do celular.

Porém, não devemos esquecer que há atividades específicas que requerem essencialmente a intervenção humana. Para esses casos, acredita-se que dificilmente haverá qualquer solução tecnológica que substitua os métodos atuais e humanos de execução das mesmas. Alguns exemplos desses casos são:

  • Atendimentos a pacientes;
  • Atendimentos psicológicos;
  • Os trabalhos que envolvam a comunicação;
  • As atividades de escritores e redatores;
  • O trabalho de educadores;
  • Intrincados processos jurídicos.

Ou seja, observe cada uma dessas atividades. É possível notar que todas elas, cada uma ao seu modo, necessitam da capacidade humana de interagir com outro indivíduo, certo? Isso, porque essa interação é necessária a fim de senti-lo, para poder atuar sobre os seus sentimentos, pensamentos e necessidades.

inteligência artificial no mercado de trabalho

É possível também, que a inteligência artificial ai, traga carinho e conforto aos seres humanos

Essa habilidade de se pôr no lugar do outro para entender o seu momento, as suas razões e a sua necessidade, é o que chamamos de empatia. Por mais que os robôs possam ser incrivelmente inteligentes e capazes de desenvolver inúmeras habilidades, eles não são empáticos. É necessário possuir os sentimentos e a percepção que somente um ser humano tem, para poder sentir a empatia.

Isso, sabemos portanto, que uma máquina não é capaz de fazer. Podemos afirmar então, que o relacionamento interpessoal no trabalho será uma peça chave. Será essa habilidade que irá separar trabalhos que poderão ser executados por robôs, dos que não poderão.

 

O que esperar do futuro, afinal?

O que definirá, de fato, como serão os empregos no futuro, é a percepção das diferentes necessidades entre a inteligência artificial e a inteligência emocional. Por isso, acredita-se que quem está apostando em uma carreira que exige habilidades extras para manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho, poderá ficar mais tranquilo.

Pesquisadores acreditam que, inclusive, haverá uma demanda imensa por pessoas com essa habilidade. Isso sugere também que haverão altos salários para esses cargos. Dessa forma, é válido pensar que as habilidades humanas emocionais não poderão mesmo ser simuladas pela inteligência artificial. Investir nas áreas de humanas pode então, ser uma ótima opção de carreira para o futuro.

Além disso, a utilização da inteligência artificial no mercado de trabalho tem que servir como um estímulo para que as pessoas entrem nessa onda, e tentem aprimorar as suas carreiras e os seus conhecimentos. Até mesmo porque, quando se trata de tecnologia e inovação, a reciclagem de conhecimento precisa ser constante.

Imagine o avanço da tecnologia como uma oportunidade de deixarmos de executar atividades comuns e básicas, para podermos, de fato, trabalhar com a nossa criatividade. Isso na verdade é uma oportunidade para que surjam novas ideias, e também, novas formas para lidar com o próximo, com muito mais interesse e respeito. Não seria exatamente isso, o que o mundo está precisando, afinal?

inteligência artificial no mercado de trabalho

A mão de obra não humana, será cada vez mais capaz de realizar tarefas dos seres humanos

Como não se tornar vítima da inteligência artificial no mercado de trabalho

Se você está ou já esteve, em algum momento, preocupado com o que pode acontecer com o seu emprego, devido a inserção da inteligência artificial no mercado de trabalho, transforme isso em uma ação positiva.

Você tem que se sentir incomodado com isso.  Invista o seu tempo livre diário com pessoas diferentes de você, que tenham conhecimento distinto do seu, que te desafiem e te inspirem.

Se associe a comunidades de pessoas nas redes sociais que tenham discussões e bons debates em cima de coisas novas para você, mesmo que no início você não entenda nada. Repense o seu networking e saia de sua zona de conforto. Tenha acesso a grupos, revistas e plataformas digitais que abordem temas que você não domina.

Dessa forma, quase que automaticamente, você estará dando os primeiros passos na direção da renovação, da auto-reinvenção e da segurança no emprego.

Isso fará com que você naturalmente se distancie, de empregos que provavelmente não estarão mais aqui, em breve. E principalmente, não tema o futuro, transforme-o em seu aliado. Além disso, ele chega de qualquer forma, independentemente de sua vontade.

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, e de como o avanço da IA pode ser uma oportunidade para aprimorar as suas habilidades, ajudando você a se destacar no mercado de trabalho, saiba mais em:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O QUE É, COMO FUNCIONA E QUAIS OS PRINCIPAIS TEMORES

Não se esqueça de deixar aqui os seus comentários sobre o artigo! Diga se você gostou e se você concorda que um bom relacionamento interpessoal no trabalho, passará a ser fundamental para se destacar no mercado. A interação dos nossos leitores é muito importante para o blog!

 

Summary
Conheça e Avalie os Impactos da Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho
Article Name
Conheça e Avalie os Impactos da Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho
Description
Não é novidade para ninguém que devido ao avanço tecnológico na atualidade, a utilização da inteligência artificial no mercado de trabalho tem se tornado uma tendência. A maioria das centrais de atendimento ao cliente, já fazem os atendimentos mais simples utilizando inteligência artificial (IA)
Author
Publisher Name
Tek Ideia
Publisher Logo

Entre Para Nossa Lista e Ganhe Esse Lindo Infográfico Sobre Redes Sociais

Oswaldo Bayard

Oswaldo Bayard

Engineer, with many years of road. Married to Val Cristina, Adriane, Bruno and little Christian's father, all Bayard. Passionate about new technologies, and their practical applications. Fluminense (brazilian soccer team) and Houston Texans fan. Life lover...

Website: https://www.tekideia.com/en

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.